Sistemas Estruturais
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
SISTEMAS ESTRUTURAIS
DAYWISON JOSÉ TELES
LYANNE OLIVEIRA
MATHEUS URTIGA SOUSA
RODRIGO DE ANDRADE BARBOSA
WHELTON BRITO DOS SANTOS
PROJETO ESTRUTURAL
CAMPINA GRANDE - PB
AGOSTO/2013
1. INTRODUÇÃO
Toda construção necessita de uma estrutura suporte, que por sua vez necessita de projeto, planejamento e execução própria, projetos esses que englobam diversos elementos. Elementos essenciais às vigas, pilares e lajes constituem a base para a estrutura física e os principais focos para os cálculos, por sua vez necessários para dimensionamento e obtenção das resistências necessárias para uma estrutura final segura.
Elemento base para a construção das vigas e pilares, o concreto é um material composto, constituído por cimento, água, areia e brita. Sendo necessária a adição de ferragens visando o suporte as cargas que existirão sobre as estruturas, sendo denominado concreto armado. O qual será produzido a partir do uso requerido, sendo variáveis as suas parcelas formadoras, como por exemplo, o fator água cimento, o qual acarretará num concreto mais forte ou não. Logo, todos esses fatores são levados em conta para o calculo estrutural.
2. OBJETIVOS
O presente trabalho tem como objetivo, o cálculo estrutural de uma casa (seis por cinco metros), locando e enumerando vigas e pilares, estimando a quantidade e o custo do concreto usado, em seguida, calcular os esforços cortantes e os momentos fletores das vigas na estrutura, produzindo um memorial de cálculo, com o quadro de ferragens e os custos do material, a quantidade e custo do concreto.
3. PROJETO ESTRUTURAL
VIGA 01 COM CARGA APLICADA (FLEXVIG)
Utilizando o peso específico do concreto, e as medidas das lajes e vigas, calculamos o valor das cargas distribuídas atuantes nas vigas, devido ao seu peso próprio e ao peso da laje. Então estipulamos um valor de carga