REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO NA PRODUÇÃO DO SABÃO
INSTITUTO POLITÉCNICO – UNA
Engenharia Química
4º semestre
Ionara
Resumo
A produção do sabão é um processo simples, mas de grande importância no nosso dia a dia, sendo uma das atividades mais antigas da nossa civilização. Através dos experimentos realizados, de gráficos e de tabelas, foi possível demonstrar como a cinética química pode ser observada na produção do sabão.
Para simular o processo industrial foi projetado um reator de neutralização, onde as disciplinas eletrotécnica e desenho técnico foram fundamentais para a construção do mesmo.
Palavras chaves: Reação de neutralização, produção industrial do sabão.
1 Introdução
A principal reação na produção do sabão é a reação de saponificação e consiste na hidrólise de um éster em solução básica, resultando em um álcool e um sal. O índice de saponificação é definido como a quantidade de hidróxido de sódio necessária para neutralizar os ácidos graxos resultantes da hidrólise de um grama da amostra. A matéria prima utilizada neste experimento foi o óleo de soja, que possui o índice de saponificação definido pela anvisa (Resolução nº 482, de 23 de setembro de 1999) de 180mg - 190mg, isso significa que para um grama de óleo de soja é necessário 180mg de Hidróxido de Sódio para neutralização.
O processo de neutralização foi simulado em um reator de neutralização o qual foi projetado
baseado nos resultados obtidos neste artigo. O desenho técnico e o diagrama elétrico juntamente com o seu funcionamento estão nos anexos 2 e 1 respectivamente, pág. 6 e 7.
2 Revisão Bibliográfica
A produção do sabão é uma das atividades mais antigas da nossa civilização. O sabão surgiu a partir de misturas de materiais alcalinos com matérias graxas. A reação que origina o sabão é denominada reação de saponificação, onde um óleo vegetal ou gordura animal é hidrolisado com soda cáustica originando assim sal de sódio