Sistemas Estruturais
Prof. Sérgio Bezerra
Aluna: Yara Fabiana Bispo
O que é Alvenaria?
Entende-se por alvenarias toda a construção executada com pedras naturais ou artificiais. A origem da palavra deriva do árabe e significa o trabalho feito pelo pedreiro (al-banná). Em Espanha, curiosamente, manteve-se uma designação mais próxima da sua origem, pois o pedreiro é o albañil, e a alvenaria é a albañileria. Em Portugal usa-se o termo pedreiro (o homem que constrói com pedra).
As alvenarias de pedra têm uma diversificada constituição interna, dependendo da época, dos costumes e do local de construção. São caracterizadas por uma grande irregularidade geométrica e falta de homogeneidade material, resultando da diversidade de características dos materiais utilizados.
As pedras utilizadas podem ser de diversa natureza, forma e dimensão, regulares e irregulares, e podem apresentar-se ligadas com terra, argila e argamassas geralmente de fraca qualidade e que raramente envolvem completamente as pedras.
É um material compósito heterogéneo, intrinsecamente descontínuo, com boa resistência á compressão, fraca resistência á tracção e, sob a acção exclusiva da gravidade. Com um baixo risco de deslizamento. [8]
A alvenaria é uma das mais antigas técnicas construtivas, no entanto, o nosso conhecimento sobre o seu comportamento foi esquecido e é atualmente bastante limitado. Como material de construção apresenta algumas vantagens, mas também desvantagens. Como vantagens podemos referir as seguintes:
-Bom comportamento ao fogo;
-Bom comportamento térmico;
-Bom isolamento acústico;
A alvenaria é um material que é pouco conhecido, comparativamente com o betão armado, mas têm sido feitos esforços para tentar melhorar um pouco a situação, sendo que já se pode recorrer ao Eurocódigo 6 – Projeto de estruturas de alvenaria. Antigamente, o método de cálculo era muito empírico o que se verificava num sobredimensionamento da estrutura. Atualmente