Sistemas enconômicos
Sistemas Econômicos
1. DEFINIÇÃO
Sistema Econômico pode ser definido como a reunião dos diversos elementos participantes da produção de bens e serviços que satisfazem as necessidades da sociedade, organizados não apenas do ponto de vista econômico, mas também social, jurídico, institucional, etc. Observe que os elementos integrantes de um sistema econômico não são apenas pessoas, mas todos os fatores de produção, como: trabalho, capital, recursos naturais, tecnologia e capacidade empresarial. Contudo, as soluções para os problemas centrais de uma sociedade (o que produzir, como produzir e como distribuir), irão depender, fundamentalmente, do tipo de organização econômica vigente, conforme tentaremos explicar em seguida.
2. FORMAS DOS SISTEMAS ECONÔMICOS
Os sistemas econômicos assumem duas formas extremas: Capitalismo e
Socialismo que se diferenciam entre si, em função das seguintes características:
a) Propriedade dos meios de produção – No sistema capitalista existe a propriedade privada dos meios de produção, enquanto no sistema socialista essa propriedade é pública ou estatal.
b) Finalidade da produção – Os socialistas afirmam que, em seu sistema econômico, a finalidade da produção é atender, de forma direta – sem interferência do mercado – as necessidades da coletividade, enquanto no sistema capitalista essas necessidades são atendidas de forma indireta, ou seja, via mercado, isto porque o objetivo imediato da produção é o lucro.
c) Planejamento das decisões – Em um sistema socialista, as decisões econômicas são centralizadas em uma junta ou comissão nacional de planificação, enquanto no sistema capitalista, o planejamento da atividade econômica, é altamente descentralizada, isto é, as decisões são tomadas de forma independente ao nível de cada empresa, cada família e de cada consumidor, participando do mecanismo de mercados competitivos, tendo por base o funcionamento do sistema ou comportamento dos