Protocolo de Kyoto e Créditos de carbono
Responsabilidade
Social e Ambiental
Protocolo de Kyoto e Créditos de Carbono
Faculdade Pitágoras
Curso: Administração - 1° Período O que é o Protocolo de Kyoto:
Foi um dos principais acordos firmados na Convenção do Clima da Eco-92, que visa a diminuição de emissão dos gases causadores do efeito estufa pelos países emissores de gases poluentes, foi finalizado em 1997 na cidade de Kyoto no Japão. Começou a ser executado em 2005 onde o acordo teria fim em 2012, porém foi prorrogado ate 2015.
Como Surgiu:
O Protocolo de Kyoto foi implantado de forma efetiva em 1997, em uma conferência na cidade japonesa de Kyoto, nome que deu origem ao protocolo. Na reunião, oitenta e quatro países se dispuseram a aderir ao protocolo e o assinaram, dessa forma, comprometeram-se a implantar medidas com intuito de diminuir a emissão de gases.
As metas de redução de gases não são homogêneas a todos os países, colocando níveis diferenciados de redução para os 38 países que mais emitem gases, o protocolo prevê ainda a diminuição da emissão de gases dos países que compõe a União Europeia em 8%, já os Estados Unidos em 7% e Japão em 6%. Países em franco desenvolvimento como Brasil, México, Argentina, Índia e, principalmente, China, não receberam metas de redução, pelo menos momentaneamente.
O Protocolo de Kyoto não apenas discute e implanta medidas de redução de gases, mas também incentiva e estabelece medidas com intuito de substituir produtos oriundos do petróleo por outros que provocam menos impacto. Diante das metas estabelecidas, o maior emissor de gases do mundo, Estados Unidos, desligou-se em 2001 do protocolo, alegando que a redução iria comprometer o desenvolvimento econômico do país.
As Principais metas:
A principal meta foi que houvesse redução de total 5,2% nas emissões de 1990, tendo incluído os 40 países para desenvolver as economias no mercado, onde tivessem que reduzir os gases de efeito estufa que afetam a atmosfera,