sistemas embarcados
Bacharelado em Engenharia Elétrica
Disciplina: Técnicas de Programação
Sistemas Embarcados
Teresina, Setembro de 2013
1. Introdução
Sistemas embarcados são sistemas computacionais completos e independentes, mais simples que um computador, encarregados de executar apenas uma função pré-determinada, com requisitos específicos, na qual executam geralmente repetidas vezes. Ou de forma mais simples, é colocar capacidade computacional dentro de um circuito integrado, equipamento ou sistema. Em geral tais sistemas não podem ter sua funcionalidade alterada durante o uso. Caso queira-se modificar o propósito é necessário reprogramar todo o sistema.
Esses dispositivos são compostos fundamentalmente pelos mesmos componentes de um computador pessoal, só que com tamanho e capacidade limitadas para o fim se destina. São muito utilizados no cotidiano, e seus usuários geralmente não os consideram com um computador. Aparelho de som, televisão, câmera digital, brinquedos, modem ADSL são exemplos alguns exemplos.
2. Aplicações
Propósito geral: São as aplicações mais parecidas com os computadores (desktop), mas em embalagens embarcadas. Nelas costuma haver grande interação entre os usuários e o sistema, geralmente através de terminais de vídeo ou monitores. Videogames, conversores de TV a cabo, caixas de bancos são alguns exemplos.
Sistemas de controle: Controles em malha fechada com realimentação em tempo real. Geralmente são as aplicações mais robustas, com placas dedicadas e múltiplos sensores de entrada e saída. Muitas vezes fornecem pouca interação com o usuário, mostrando sinalizações através de LEDs. Usados nos motores de automóveis, processos químicos, controle de vôo, usinas nucleares.
Processamento de sinais: onde envolve um grande volume de informação a ser processada em curto espaço de tempo. Os sinais a serem tratados são