Sistemas ecologicos
No Brasil predominam-se as florestas tropicais e o cerrado, também possuindo os campos (pampas).
Tundra: tipo de vegetação rasteira típica de regiões polares que ficam cobertas por gelo durante grande parte do ano. Na época do verão, este gelo derrete e a tundra se desenvolve. Podemos encontrar este tipo de vegetação em várias partes do mundo como, por exemplo: Sibéria (norte da Rússia), norte do Canadá, Groelândia, Suécia, Alasca, Noruega e Finlândia.
A tundra é altamente resistente a baixas temperaturas e ao gelo. Necessita de pouca quantidade de sol durante o ano. Uma característica comum deste tipo de bioma é a presença de fungos, ervas, liquens e pequenos arbustos.
A fauna da tundra apresenta animais de pequeno e grande porte. Os herbívoros são a maioria, sendo que podemos destacar os bois almiscarados, os lemingues, renas e lebres do ártico.
Taiga: tipo de vegetação caracterizada pela presença de coníferas (pinheiros e abetos). Este bioma está presente nas regiões norte da Rússia, norte da Europa e Canadá.
O clima nas regiões de taiga é frio, com ventos fortes e gelados durante grande parte do ano. Nestas regiões há precipitação de neve durante o inverno.
A flora da taiga não é muito diversificada, pois o frio e a neve impedem o desenvolvimento de muitas espécies vegetais. Sobrevivem aquelas que estão adaptadas ao clima frio. Os pinheiros, por exemplo, conseguem se desenvolver, pois possuem uma camada cerosa sobre as folhas, protegendo-as das baixas temperaturas e da neve. A vegetação rasteira que se desenvolve na taiga são os fungos e liquens.
A fauna típica das regiões de taiga é