sistemas ecologicos- Psicologia
Bronfenbrenner definiu o ambiente como um conjunto de estruturas encaixadas, formando sistemas ambientais. Esses sistemas interagem entre si e também com o individuo, influenciando no desenvolvimento.
A pessoa em desenvolvimento esta no centro de vários sistemas ambientais. O contexto ambiental mais interno, o microssistema, refere-se as atividades e interações que ocorrem no ambiente imediato da pessoa, incluindo as próprias características da criança. Essas características são biológicas e sociais, ou seja, seus hábitos, temperamentos, características físicas e capacidades. A criança não é apenas influenciada, como também influencia pessoas ao seu redor.
O mesossitema, segunda camada ambiental, refere-se aos elos e aos processos entre dois ou mais ambientes, isto é, a interação entre diversos microssistemas. Essa relação é de real importância para o desenvolvimento da criança.
A terceira camada ambiental, o exossistema, se difere dos outros dois citados acima, pois o individuo não participa diretamente, mas recebe influencia indireta. Existe uma relação entre o mesossistema e o exossistema, sendo fundamental a comunicação e a harmonia entre estes ambientes.
O macrossitema, é o sistema mais amplo, inclui costumes, ideologias e valores de uma determinada cultura, ou seja, é o que dita como a criança deve ser, agir e ser tratado.
Bronfenbrenner acredita que todos os outros sistemas são influenciados pela dimensão temporal, ou cronossistema, qual enfatiza as mudanças no individuo ou ambiente que ocorrem ao longo do tempo.