Sistemas ecológicos
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS
ENGENHARIA FLORESTAL
ECOLOGIA FLORESTAL
Classificação de Sistemas Ecológicos
Alunos: Júlio César Gonçalves de Sousa - 21002904
Anna Carolina Martins Moraes – 21002968
Abril de 2012
Manaus-AM
Alunos: Júlio César Gonçalves de Sousa - 21002904
Anna Carolina Martins Moraes – 21002968
Classificação de Sistemas Ecológicos
Trabalho sobre a classificação de sistemas
Apresentado ao prof° Dr. Julio Tello, na
Aréa de ciências florestais, para obtenção
Da nota parcial em Ecologia Florestal.
Manaus, Abril de 2012
Introdução
A biosfera é constituída por aproximadamente mais de dois milhões de espécies catalogadas e provavelmente ainda há milhares de espécies a serem descobertas. Determinadas espécies vivem em grupo e tem características adaptativas do ambiente em que habitam, são as chamadas populações biológicas. Populações de diferentes espécies formam que convivem na mesma região são chamadas de comunidades biológicas ou biocenose. A comunidade necessita de fatores externos para permanecer em equilíbrio, dentre os quais podemos destacar a chuva, o sol, as marés, ou seja, elementos climáticos que são determinantes nas atividades biológicas existentes dentro a comunidade. Esses fatores físicos e também outros fatores químicos constituem em seu conjunto os biótopos.
Ecossistema é justamente o conjunto de elementos biótopos e bióticos que interagem entre si. Todo ecossistema tem características singulares e possui uma estabilidade relativa. Eles se diferenciam pela fauna, flora e pelos elementos biótopos que nele são inseridos.
Alguns exemplos de ecossistemas existentes no globo: Floresta Atlântica (lato sensu); Floresta Amazônica (lato sensu); Florestas das Ilhas do Pacífico Sul; Florestas Úmidas de Nga-Manpuri-Chin (em Bangladesh, Índia e Myamar); Florestas Úmidas das ilhas Salomão-Vanuatu-Bismarck; Florestas das Terras Altas de Camarões,