Modelo de nicho ecológico da potencial invasao do organismo “Nile tilapia Oreochromis niloticus” nos sistemas de rio Africanos.
330 palavras
2 páginas
Modelo de nicho ecológico da potencial invasao do organismo “Nile tilapia Oreochromis niloticus” nos sistemas de rio Africanos. Preocupações e implicacões para a conservação da congénere indigena.
Introdução:
O que é o organismo “Nile tilapia Oreochromis niloticus”? ( este organism é uma espécie aquatic invasiva, a qual foi classificada como impossivel de iradicar, ou seja, de eliminar a sua existencia)
Porque a sua importancia? (devido a sua elevada capacidade de invasao, e o alargado alcance de afetaçao dessa, visto que pode afetar um numero bastante elevado de ecossistemas)
Como podemos combater a afetaçao? (atraves do estudo dos movimentos da especie, e adoçao de medidas que possam retarder ou parar a dispersao da especie ao longo dos rios)
Ecological niche modeling
(modelação ecoligica de nichos)
É um método que utiliza associações entre variáveis ambientais, como:
Localidades de ocorrencia
Areas potenciais
Ecologia e evoluçao das especies,
Impactos da mudança climatica
Invasão e conservação biológica
Falhas do método:
Ocorrência de falhas na previsão da alastração, devido a inconsistência de grande parte dos nichos a nível de:
Populçao afetada,
Mudanças climatéricas consoante o espaço,
Métodos:
Bases de dados ambientais.
Variáveis bioclimáticas:
Modas anuais; (medias anuais de precipitação)
Estações do ano; ( media anual de alcance na temperatura e precipitação)
Extremos ou limitantes fatores ambientais ( como por exemplo extremamente elevadas ou baixas temperaturas como no caso dos desertos, e inexistência ou abundancia de precipitação, como é exemplo também os desertos)
Métodos:
Bases de dados de espécies:
Os dados da ocorrência georreferenciados para tilápia do Nilo foram obtidos a partir de várias fontes, incluindo , os registros de amostras de museus , bancos de dados de biodiversidade e vários