Sistemas defensivos zonais
Defesa do handebol ganhou maior destaque nos últimos tempos, pois com as táticas de defesa diversificadas, os treinadores tem se utilizado de diversos sistemas de defesa, o que tem deixado o jogo mais atrativo.
Vários sistemas defensivos por zona têm sido utilizados de acordo com as características dos jogadores disponíveis, o que dificulta a escolha de qual o melhor. Sua escolha quem determina é o técnico, pois depende do tipo de jogo que ele quer fazer, se mais posicionado na defesa, mais avançado ou até mesmo os dois modos.
Cada sistema tem sua característica, por exemplo, o feito por zonas, é organizado de forma coletiva, cada jogador é responsável por uma determinada área dentro do sistema escolhido, obedecem aos princípios de ajuda mútua cobertura e concentração na área em que o adversário ataca com a bola. Existem princípios que os defensores devem conhecer e saber, como, sempre atacar a bola, discernir o que é ou não é permitido pelo regulamento do handebol, deve ter noção de distância, observar se o adversário arremessa com o braço esquerdo ou direito, utilização do corpo e deve ter noção de como interpretar o adversário com ou sem a bola.
Existem vantagens e desvantagens na utilização de defesas muito fortes, pois tendem a desfavorecer ou não o ataque. A vantagem se deve ao fato do defensor saber se posicionar corretamente na quadra e utilizar de sua habilidade para fazer uma boa ligação entre ataque e defesa sem perder o espaço na área da defesa.
A desvantagem é quase nenhuma, pois só se há desvantagem no caso do jogador não saber seu posicionamento correto na quadra ou não seguir os princípios básicos de marcação.
1
Tipos de sistemas defensivos por zona
Existem em quase todos os sistemas defensivo dois tipos de critérios empregados na definição ou no reconhecimento de um jogo defensivo continuado: os que definem a função de cada um dos defensores e os que definem se o sistema vai ganhar em largura e profundidade.