Contato sociais
Discentes: Priscila Medeiros de Oliveira Sara Barbosa Ramos
Docente: Jociana Almeida
Curso: Ciências Biológicas, 1° Período Porto Velho 2013
Armazenamento de Produtos Químicos
No laboratório, almoxarifado e em locais em que se tenha que armazenar ou manipular substâncias químicas, deve-se ter em conta sua composição pois muitas delas reagem entre si de maneira violenta, ocasionando explosões , incêndios ou outros danos. Tais produtos devem ser mantidos separados, de maneira que não possam entrar em contato entre si. Recomendamos pelo menos três armários onde as substâncias são separadas por espécie química setor de laboratório onde estão posicionados os armários contendo substâncias químicas, e também de acordo com sua segurança devendo estar afastados da parte operacional do laboratório, evitando-se contato freqüente dos laboratoristas com substâncias puras e possíveis intoxicações, ou ainda acidentes com lesões graves.
I- um armário com substâncias sólidas e líquidas não inflamáveis ( mas corrosivas ). Os sólidos devem ser colocados em prateleiras superiores, e os ácidos nas inferiores. Esta disposição impede que os vapores ácidos entrem em contato com os sólidos e possam causar reações indesejáveis, podendo dar origem a incêndio e explosões. A ventilação no armário é feita simplesmente com pequenos orifícios na parte inferior do móvel.
II- um armário para armazenagem de solventes, com construção resistente ao fogo.
III- um armário para venenos, como cianetos ou compostos de arsênico, etc., que deve ser mantido fechado à chave, a qual deve ficar em poder do responsável do laboratório. Sempre que o laboratorista precisar de uma substância desse armário, deverá entrar em contato com o responsável que o alertará dos riscos envolvidos. Para