Contato Social
CONTATOS SOCIAIS
O homem se humaniza por meio dos contatos sociais, estes se dão de formas variadas e impactuam sobre a formação da personalidade do indivíduo.
Podemos dividir os contatos sociais em basicamente dois tipos:
Contatos Primários - Estes estão relacionados aos contatos de base emocional e pessoal
Contatos Secundários - Trata-se dos contatos impessoais e formais.
Notadamente observamos que quanto mais urbano é um lugar, menos contatos primários têm os indivíduos. Estes contatos acabam resumindo-se em contatos com a família (que geralmente é pequena).
Em centros urbanos o número de contatos e as proximidades físicas são significativamente maiores, porém, nem sempre esses são pessoais, afetivos. São geralmentes frios e "distantes".
Os contatos tendem a ser tão informais que, muitas vezes, chamamos as pessoas pela profissão que possuem e não pelos seus nomes (o carteiro, o porteiro...).
É importante destacar que proximidade física não significa necessariamente proximidade afetiva.
Podemos definir contatos sociais como as formas que os indivíduos estabelecem as relações sociais e as associações humanas. Uma conversa entre duas pessoas, um aperto de mão, um “bom-dia” ou uma consulta médica são exemplos de contatos sociais, que em função deles, irão surgir as relações sociais e os graus de intensidade dessas relações.
Evidentemente, as relações estabelecidas entre duas pessoas que se encontram em um lugar para conversar serão muito mais intensas do que aquelas resultantes da conversa entre um médico e um paciente em uma consulta médica. Portanto, existem diferentes tipos de contatos sociais.
Os contatos sociais primários se caracterizam por serem pessoais, diretos e com uma forte influência emotiva. Estes são os primeiros tipos de contatos que as pessoas estabelecem, originados das relações entre pais e filhos, irmãos, amigos, etc.
Os contatos sociais secundários se diferenciam dos primários