Handebol - Sistemas de jogos
Definição e características
A defesa é uma das fases do jogo de handebol, caracterizada pela ausência da posse de bola e a equipe oposta com a posse de bola tem a possibilidade de atingir o gol, o principal objetivo do handebol.
Para que isso não ocorra a defesa possui alguns princípios gerais de atuação, são eles:
Recuperação da bola;
Impedir a progressão dos jogadores adversários em profundidade e o lançamento ao gol;
Proteção do gol.
Os sistemas defensivos ocorrem para confrontar o ataque, buscando impossibilitar a formação de ações ofensivas, evitar ações de finalização, e impedir a finalização com êxito.
Para classificar os sistemas defensivos é necessário ter claros os seguintes conceitos: amplitude, profundidade e densidade.
Amplitude pode ser definida como a distribuição espacial dos jogadores da equipe defensora, com a finalidade de evitar lançamentos de 6m. De acordo com isso, podemos classificar os sistemas em: Defesa em bloco diferente - o objetivo é conseguir superioridade numérica defensiva no lugar da bola, e para que isso ocorra os jogadores se deslocarão seguindo o movimento da bola. Defesa em linha de tiro - os jogadores serão responsáveis por uma zona delimitada e pelo jogador que ali se encontra, sem realizar deslocamentos laterais importantes e definidos.
Profundidade é definida como a distribuição espacial dos jogadores defensivos com o intuito de evitar lançamentos de longa distância. em função da profundidade, podemos classificar os sistemas em: Sistemas abertos, nos quais os defensores estão localizados distantes da própria linha dos 6m, estruturando-se em várias linhas de jogo. Sistemas fechados, nos quais se formam uma aglomeração de jogadores perto da linha dos 6m, evitando a invasão dos jogadores adversários.
Densidade é definida como capacidade para reunir jogadores em uma zona de espaço com a finalidade de retomar a bola ou evitar a progressão do ataque, com isso podemos diferenciar os