Teoria da Administração
Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS
Etapas número 01 e 02:
- Fundamentos da administração e ênfase nas tarefas.
- Ênfase na estrutura e ênfase nas pessoas
Introdução
Com vistas a refletir sobre o conteúdo abordado e transmitido em aula pelo professor, pesquisar outras fontes ligadas a administração antiga e moderna e fazer um comparativo entre elas e sua aplicação na sociedade, nas organizações e nas pessoas, este grupo reuniu-se e elaborou o trabalho que se segue:
Desenvolvimento:
Fundamentos da Administração e ênfase nas tarefas
Segundo Idalberto Chiavenato, vivemos em um mundo de organizações. Tudo que a sociedade requer e do qual necessita é inventado, criado, desenvolvido, produzido e comercializado por organizações.
Neste ponto, nosso grupo fez a seguinte análise:
Com toda esta demanda, surge a necessidade de se planejar as ações para que se consiga aumentar a eficiência nestas organizações, melhorar o rendimento dos recursos disponíveis para enfrentar a competitividade crescente neste processo.
As organizações não funcionam ao léu. Elas não sobrevivem, crescem ou se tornam bem sucedidas por mero acaso.
O sucesso organizacional não é fruto exclusivo da sorte, mas de uma série infindável e articulada de decisões, ações, aglutinação de recursos, competências, estratégias e uma busca permanente de objetivos para alcançar resultados cada vez melhores.
Para que consigamos atingir este objetivo, é necessário entender os conceitos de administração como ciência, técnica e arte.
Ainda segundo Chiavenato, neste sentido, a administração cresceu e tornou-se uma ciência com princípios bem definidos e um corpo de conhecimentos científicos devidamente codificados, uma tecnologia que produz ferramentas de utilização para obtenção