Trabalho de handbol
O Handebol, do alemão handball, é uma modalidade desportiva, onde atribui-se sua invenção ao professor Karl Schellenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, durante a primeira guerra mundial, em 1919.
O jogo é composto entre duas equipes de sete jogadores e têm como objetivo marcar gols no time adversário, usando apenas as mãos para conduzir, passar e arremessar.
No início, o Handebol era praticado apenas por moças. Pouco depois em campos de dimensões maiores, o esporte passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa.
Em 1936, o Handebol teve sua primeira estréia nos jogos olímpicos de Berlim. Na época destacava-se o handebol de campo, tanto pela sua popularidade, quanto pela grandiosidade de sua divulgação. Contudo, participaram apenas atletas masculinos, e esta foi a única vez em que essa modalidade do handebol esteve no cenário olímpico.
Algum tempo depois, em 1972, o esporte foi reintroduzido nas olimpíadas de Munique; mas desta vez praticado em quadras( devido ao grande crescimento do futebol com quem dividia o espaço de jogo, com as dificuldades do rigoroso inverno, muitos meses de frio e neve, o Handebol de Campo foi paulatinamente sendo substituído chamado de "Handebol de Salão"), e novamente contando apenas com atletas masculinos. Porém no decorrer dos anos, as competições femininas foram sendo introduzidas, e logo teve sua primeira participação oficial nas olimpíadas de Montreal, em 1976.
Handebol no Brasil
Após a I Guerra Mundial, o Brasil recebeu um grande número de imigrantes alemães, que por conta das relações climáticas se instalaram no sul.Com isso, os brasileiros passaram a ter um maior contato com a cultura alemã, extraindo assim, as atividades recreativas e desportivas por eles praticadas; dentre eles o handebol de campo. Tanto é, que no dia 26 de fevereiro de 1940, em São Paulo, foi fundada a Federação Paulista de Handebol, dando um passo inicial para o