Handebol
O surgimento de vários esportes é motivo de muitas controvérsias. No caso do Handebol, esta controvérsia é ainda maior. Entretanto, uma análise cuidadosa dos aspectos históricos deste desporte permite a definição de seu surgimento e alterações que ocorreram ao longo do tempo. Desta forma, consulte a literatura existente e outras fontes de informações (por exemplo, internet) e responda pontualmente as questões abaixo, utilizando essa folha:
Origem
Onde começou?
Teve origem na Alemanha no ano de 1919.
Quem começou?
Quem deu origem ao Handebol foi o professor de Educação Fisica alemão Karl Schelenz.
Por que começou e quais eram os propósitos iniciais?
Karl Schelenz durante uma viagem para o Uruguai, se deparou com alguns desportes nacionais e no meio deles conheceu um chamado “balomano”, que era jogado com as mãos. Posteriormente a uma viagem para a Tchecoslováquia teve contato com outro esporte denominado “azena” , que assim como o “balomano” era jogado com as mãos. Reunindo esses conhecimentos e com a necessidade de existir um esporte típico para o seu país, com isso foi criado o Handbol
Institucionalização
Quando e como ocorreu?
A institucionalização do Handebol ocorreu em 1928 na cidade de Amsterdã, devido a necessidade de o esporte ter um órgão especifico para representa-lo.
Quem foi (foram) o(s) responsável(is)?
Os responsáveis pela institucionalização do esporte foram: o Alemão F.P. Lang e o Americano Avery Brundage.
Evolução
Principais alterações ao longo dos anos
-Antes o Handebol era praticado em uma área(campo) de 110 metros e utilizando-se 11 jogadores, agora é praticado em uma quadra de 40x20 metros e somente 7 jogadores.
Razões destas alterações
- A alteração no tamanho do campo proporciona um espetáculo muito mais dinâmico e com muitos gols, o que contagia o publico que assiste.
- A vantagem com a mudança do campo para