ipt terceiro capitulo livro ler e compreender
Texto e contexto
Koch fala sobre o contexto que é um dos conceitos centrais nos estudos lingüísticos textual.
Na fase inicial da pesquisa sobre o texto é denominado fase da análise transfática, ou seja, aquela que não se restringe aos limites de uma só frase ou período. O contexto era visto como o cotexto.o contexto é a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre dentro do texto é o conjunto de circunstância em que se produz a mensagem que se deseja emitir,lugar e tempo etc.
Os pragmaticistas, ou seja, lingüistas que se dedicam a estudar a língua não como sistema autônomo, mais por meio de seu funcionamento em situações concretas de uso, pregavam as necessidades de se considerar a situações comunicativas para a tribuição de sentidos e elementos textuais como os dêiticos e as expressões indiciam de modo geral.
Com a vinda das teorias dos atos da fala e da teoria da atividade verbal (koch1992; 2004),o pragmática voltou para o estudo e as descrição de ato da considerada uma atividade de atenção e social visando a determinado fins.
Outro tipo de contexto passou a ser usado o contexto sociocognitivo que são seus conhecimentos enciclopédicos e textual, devem ser ao menos em parte compartilhada uma vez duas pessoas partilharem exatamente os mesmos conhecimentos,ao entrar em uma interação em algum texto,cada um dos parceiros traz consigo sua bagagem cognitiva,ou seja,já é,por sim mesmo,um contexto.
Contextualização na escrita
Koch apresenta que é preciso diferenciar entre contexto de produção e contexto de uso o mais importante para interpretação é o contexto de uso.o
O sentido de um texto,qualquer que seja a situação comunicativa,ela depende apenas da estrutura textual em sim mesmo.
O produtor do texto pressupõe da parte do leitor/ouvinte conhecimentos, textuais, situacionais e enciclopédicos e orientando se pelos princípios da economia, não existas as informações consideradas não importante,desnecessários,o