industrialização
Há uma variedade de métodos para avaliar o desempenho humano. Avaliar o desempenho de um grande número de pessoas dentro das organizações utilizando critérios de eqüidade e de justiça e, ao, mesmo tempo, estimulando as pessoas, não é tarefa fácil.
Por esta razão, muitas organizações constroem seus próprios sistemas de avaliação ajustados às características peculiares do seu pessoal. É comum o desdobramento desses sistemas de avaliação em pessoal de direção e gerencia (predominando a visão estratégica), mensalista (predominando a visão tática) e horistas (predominando a visão operacional).
Os Métodos Tradicionais de Avaliação do Desempenho mais utilizados são: escalas gráficas, escolha forçada, pesquisa de campo, incidentes críticos e listas de verificação.
Vamos conhecer um pouco de cada um deles.
Escalas gráficas
É um método baseado em uma tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho.
Os fatores de avaliação constituem os critérios relevantes ou parâmetros básicos para avaliar o desempenho dos funcionários.
O primeiro passo é a escolha e definição dos fatores de avaliação do desempenho que servirão como o instrumento de aferição e comparação do desempenho dos funcionários envolvidos.
Os fatores de avaliação constituem comportamentos e atitudes selecionados e valorizados pela organização. Assim, os funcionários que mais os ostentam são aqueles que desempenham melhor as suas atividades, não importando exatamente qual o cargo que ocupam. Dessa forma, se uma organização escolhe o conhecimento do cargo como um fator de avaliação, ela está sinalizando a todos os funcionários a importância e o realce que dá a esse aspecto.
O número de fatores de avaliação varia conforme os interesses de cada organização, indo de 5 a 10 fatores, em geral.
O método das escalas gráficas avalia o desempenho das pessoas através de fatores de