Analise biologica social
Diante desses pensamentos, vários autores direcionaram suas interpretações diante da sociedade. Durkheim vislumbrou em sua obra a existência de um reino social que seria distinta do mineral e do vegetal. Através deste reino moral processariam os fenômenos morais construídos de ideais coletivos. A verdadeira ciência na sua concepção seria a que fizesse separação entre teoria e prática e os principais fenômenos sociais (religião, moral, direito, economia, educação) são na verdade sistemas de valores.
Seu modo de ver a sociologia baseava-se em fatos sociais visto como coisas achava necessário desconfiar das primeiras impressões livrando-se das pré- noções. “Coisa” seria todo objeto de conhecimento que a inteligência humana não penetrasse de modo imediato.
Para ele a educação que permitiria viver em sociedade, seria um processo social. A educação seria a ação exercida pelas gerações adultas o qual tem por objeto suscitar e desenvolver a criança certa números de estados físicos, intelectuais e morais reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio moral a que a criança se destine.
Para Max weber, a