sistema ofensivo do handebol
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
SISTEMAS OFENSIVOS DO HANDEBOL
BRASILIA-DF
JUNHO/2013
HANDEBOL SISTEMAS OFENSIVOS
Trabalho acadêmico sobre os sistemas ofensivos do handebol, seu conceito, objetivos e tipos.
BRASILIA-DF JUNHO/2013
SUMÁRIO
1..........Introdução
2....... Sistemas ofensivos
2.1.... Objetivos
2.2..... Tipos
3....... Lista de figuras
4....... Referências bibliográficas
1. INTRODUÇÃO
No handebol mundial, as posições ofensivas são chamadas de postos específicos, em que o jogador atua em um determinado posto específico, ao qual houve um treinamento específico para jogar nessa posição.
O esquema tático do handebol baseia-se na disposição dos jogadores em quadra, seja no posicionamento de ataque ou de defesa, que devido ao dinamismo do esporte, pode variar em todas as suas transições.
Na distribuição ordenada dos jogadores na zona de ataque, se faz de acordo com o potencial individual de cada um para desenvolver com precisão suas habilidades técnica e ações táticas na posição específica que lhe for atribuída.
Para que haja um ótimo rendimento e aproveitamento dos jogadores em cada sistema de ataque a ser aplicado, alguns fatores deverão ser levados em consideração, tais como:
· Altura,
· Habilidade técnica e tática individual;
· Braço de execução;
· Velocidade (segmento, reação e deslocamento);
· Força explosiva;
· Inteligência;
· Complexidade física
· Visão periférica, etc.
No entanto no processo de iniciação ao handebol, não se deve pensar em postos específicos, pois os alunos devem aprender a deslocarem-se e buscar os espaços vazios mais próximos da área adversária, para ali receber a bola e buscar fazer gols.
Geralmente, na iniciação, a marcação adversária é