Sistemas De Tempo Real
Os sistemas de tempo real são implementados de forma semelhante aos sistemas de tempo compartilhado. O que caracteriza a diferença entre os dois tipos de sistemas é o tempo exigido no processamento das aplicações. Enquanto em sistemas de tempo compartilhado o tempo de processamento pode variar sem comprometer as aplicações em execução, nos sistemas de tempo real os tempos de processamento devem estar dentro de limites rígidos, que devem ser obedecidos, caso contrário, poderão ocorrer problemas irreparáveis.
Nos sistemas de tempo real não existe a ideia de fatia de tempo, implementada nos sistemas de tempo compartilhado. Um programa utiliza o processador o tempo que for necessário ou até que apareça outro mais prioritário. A importância ou prioridade de execução de um programa é definida pela própria aplicação e não pelo sistema operacional. Esses sistemas, normalmente, estão presentes em aplicações de controle de processos, como no monitoramento de refinarias de petróleo, controle de tráfego aéreo, de usinas termoelétricas e nucleares, ou em qualquer aplicação onde o tempo de processamento é fator fundamental.
Agora, iremos falar da utilização do compartilhamento em tempo real em uma usina termelétrica. Tendo em vista a necessidade extrema de se manter sempre com informações precisas e instantâneas, para manter de forma segura e confiável o sistema.
Alguns exemplos de compartilhamento em tempo real em uma usina termelétrica, se da, por exemplo, como a geração da unidade, a frequência, tensões, entre tantas outras coisas. Essas informações entre outras, são transmitidas online e simultaneamente ao cliente, sendo, qualquer variação nessas informações o cliente tem total conhecimento da condição da unidade.
FOTO
Os três principais pontos de compartilhamento em tempo real são as tensões na saída do gerador, frequência e também a geração da unidade, sendo esses três altamente influenciáveis