sistemas de sensores
O que são sistemas Sensores?
São equipamentos capazes de coletar energia proveniente do objeto, detectar e registrar a radiação eletromagnética e convertê-la em sinal passível de ser registrado e apresentá-lo em forma adequada à extração de informações na forma de tabela ou gráficos.
Os sistemas sensores são classificados quanto à fonte da radiação, ao tipo de produto e ao tipo de energia coletada (existem outras classificações, mas estas são as mais importantes);
Para que servem sistemas de sensores?
Os sistemas sensores que servem para medir a energia naturalmente disponível são chamados de sensores passivos. Os sensores passivos dependem que ocorra a iluminação da superfície da terra pelo sol, porém é possível capturar durante a noite, a energia naturalmente emitida pela terra (infravermelho termal), desde que exista quantidade suficiente de energia para ser gravada. E os que possuem sua própria fonte de radiação eletromagnética, trabalhando em faixas restritas do espectro são os sensores ativos.
Também são capazes de detectar e registrar, podendo ser em forma de imagens ou não, o fluxo de energia radiante refletido ou emitido por objetos distantes.
Como funcionam?
• -Coletor: recebe a energia através de uma lente, espelho, antenas, etc...
• -Detector: capta a energia coletada de uma determinada faixa do espectro.
• -Processador: Processa o sinal registrado (revelador, amplificação, etc...) através do qual se obtém o produto.
• -Produto: contém a informação necessária ao usuário.
Exemplos:
E possível identificar áreas de queimadas numa imagem gerada de um satélite, diferenciar florestas de cidades e de plantações agrícolas e até identificar áreas de vegetação que estejam doentes ou com falta de água.
Ao nível terrestre podem ser feitas as pesquisas básicas sobre como os objetos absorvem, refletem e emitem radiação. Os resultados obtidos nestas pesquisas geram informações sobre como os objetos podem ser identificados pelos