Sensores e Autuadores em Sistemas de Refrigeração
1200 palavras
5 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA DOCENTE: PHELIPPE AGUIAR
DISCENTES: TALITHA CERQUEIRA
MARCOS VINÍCIUS ARAÚJO
TURMA: 11831 - REFRIGERAÇÃO
SENSORES E ATUADORES
ÁREA DE REFRIGERAÇÃO
SALVADOR
2013
A automação para a refrigeração foi uma das principais revoluções para este seguimento, pois sem ele o sistema precisaria de constate intervenção humana. O principal objetivo da automatização é permitir, manter ou modificar as condições de operação sem a necessidade da interferência do ser humano.
Sensores São dispositivos que respondem a um estímulo físico/químico de maneira específica e mensurável analogicamente. Como por exemplo, os sensores elétricos que respondem com um sinal elétrico um estímulo ou um sinal. Em sistemas de refrigeração podem-se encontrar diversos dispositivos sensoriais que auxiliam no funcionamento dos equipamentos que compõem tais sistemas.
1. Sensores de temperatura e calor: Termômetro de lâmina bimetálica: constituído por duas lâminas de metais diferentes soldadas uma com a outra e que, quando aquecidas, dilatam-se. Como os metais são diferentes, com a variação de temperatura, um se dilata mais que o outro o que provoca um encurvamento da lâmina, sendo muito utilizados em Câmaras Frigoríficas.
Termômetros digitais: São baseados em propriedades elétricas ou eletrônicas. A medida da temperatura é feita através da variação de suas características elétricas. Os mais comuns utilizam um resistor que faz parte de um circuito elétrico que aciona o indicador de temperatura do ambiente refrigerado ou do sistema de acordo com o valor da resistência.
Sensor Termistor Evaporadora: São dispositivos elétricos que têm a sua resistência elétrica alterada termicamente, isto é, apresentam um valor de resistência elétrica para cada temperatura absoluta.
- São muito usados para controlar / alterar a temperatura em dispositivos eletroeletrônicos, como alarmes, termômetros,