Sistemas de numeração
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância da história enquanto professores de matemática. Levar-nos-á a pensar sobre a existência do número não somente enquanto símbolo ou objeto de operações, mas como também fator determinante da nossa evolução. Podemos ainda enquanto educadores proporcionar aos nossos alunos experiências relacionadas com a evolução histórica e científica dos números e seu sistema de numeração para enfatizar e valorizar o nosso atual desenvolvimento e tecnologias, afim de fazêlos se interessar pelo estudo da matemática em sala de aula.
EVOLUÇÃO NUMÉRICA
• Os números surgiram por uma necessidade de contar e somente a oralidade não conseguia traduzir esta necessidade. • Muitas civilizações criaram o seu próprio sistema de numeração, mesmo com a diferença entre as civilizações sabemos através da história que havia a troca de mercadorias e naturalmente a de conhecimentos, o que proporcionou uma influência na contagem e escrita dos números. • Aparentemente uma introdução dos símbolos numéricos surgiu juntamente com a escrita, estão ligados, os números deixam de ser uma representação apenas de quantidade para obter uma designação. • O grau de conhecimento referido a cada época, determina o limite e a necessidade da evolução.
A MESOPOTÂMIA E O SISTEMA NUMÉRICO BABILÔNICO
• A Mesopotâmia é uma região situada no Médio Oriente, no vale dos rios Eufrates e Tigre. Foi habitada por vários povos, devido a sua favorável localização para a pesca e pecuária um dos povos eram os sumérios, que desenvolveram um sistema de escrita, em torno do quarto milênio a.C., que pode ser o mais antigo da história da humanidade. • Os mesopotâmios escreviam usando cunhas em placas de barro. Estas placas eram gravadas, enquanto úmidas, com estiletes em forma de cunha e depois secas ao sol ou cozidas para endurecer, dando