Sistema de numeração
Sistema Decimal de Numeração: O sistema de numeração normalmente utilizado, o sistema decimal, apresenta dez dígitos (algarismos): 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. No sistema decimal, 10 é a base do sistema e seu dígito máximo é 9.
Sistema Binário de Numeração: Esse sistema de numeração, como o próprio nome sugere, apreesennta base 2. Os números 0 e 1 são os dígitos deste sistema. O sistema binário é de grande importância, pois apresenta correspondência direta com os estados de um sistema digital. Por exemplo, para o dígito 0 pode-se atribuir o valor de teensão 0 V e para o dígito 1 pode atribuir o valor de tensão de 5 V.
Sistema Octal de Numeração: A base de um sistema numérico é igual o número de dígitos que ela usa. Portanto o sistema octal, que apresenta base 8, tem 8 dígitos a saber: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 (Base N=8 dígitos 0 N-1 = 7). Sua utilidade nos sistemas digitais vem do fato de que, associando-se os algarismos de um número binário (bits) em grupos de três, obtém-se uma correspondência direta com os dígitos do sistema octal.
Sistema Hexadecimal de Numeração: Esse sistema apresenta base igual a 16. Portanto 16 dígitos distintos. São usados os dígitos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, F. Como no sistema de numeração octal, o hexadecimal apressenta equivalência entre seus dígitos e grupo de quatro dígitos binários.
Conversão de Binário para Decimal:
Regra Geral: Multiplica-se cada dígito pelo valor da base elevada a uma dada potência, definida pela posição do dígito, e finalmente realiza-se a soma.
Conversão de Decimal para Binário:
Conversão de Binário em Octal: Agrega-se os dígitos binários, a partir da vírgula, em grupos de três e converte-se para o equivalente em octal. Caso os dígitos extremos, da direita ou esquerda, não formarem um grupo completo de três, adiciona-se zeros até que isto ocorra.