Sistemas de numeração
Fonte: Prof. Adriano Milanez
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO E CONVERSÃO DE BASES
1. INTRODUÇÃO
Quando mencionamos sistemas de numeração estamos nos referindo à utilização de um sistema para representar uma numeração, ou seja, uma quantidade. Sistematizar algo seria organizar, colocar em ordem, submeter à determinadas regras. Um sistema de numeração seria uma forma de organizar a representação de um número. Exemplo: Quando contamos algo ou expressamos algum valor, utilizamos no dia a dia um sistema de numeração, que é o sistema decimal. Para isto seguimos a organização dos números, pois eles obedecem à uma certa ordem, e uma das regras é utilizar somente os caracteres 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 combinados, obedecendo à ordenação, para formar dos números.
Mas existem inúmeros sistemas de numeração, pois existem diversas formas de se representar um número. Um chinês que tem dois carros, para transmitir a informação de que o número de carros que ele possui é dois, se expressa de um modo diferente de um americano que tenha os mesmos dois carros m as as formas que ambos utilizam para representar a quantidade de carros tem pontos em comum: são dois sistemas de numeração. O exemplo de um sistema de numeração diferente seria utilizar os seguintes caracteres: 0, 1, 2, 3, C, %,} para representar os números. Ordenando estes caracteres do mesmo modo que o sistema decimal, a contagem neste sistema seria feita na seguinte ordem: 1, 2, 3, C, %, }, 10, 11, 12, 13, 1C, 1%..... O equivalente ao número 10 no sistema decimal seria representado pelo número 13 neste sistema, o número 11 seria 1C, assim por diante.
A representação de um número em um sistema de numeração diferente muda, para um mesmo valor, assim como as operações com números nestes novos sistemas podem ser readequadas. Estas diferenças entre os sistemas de numeração são utilizadas como ferramenta de cálculo e projeto em diversas áreas, como a computação.