Sistemas de Numeração e Erros
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 2A NOTURNO
João escatamatcha pinto 5466263333
Professor Eliel Braga
São Bernardo do Campo – 2015
CÁLCULO NUMÉRICO
São Bernardo do Campo - 2015
Introdução
Com a utilização de equipamentos eletrônicos como calculadoras, computadores e etc. os cálculos apresentam variações ocasionadas pelos sistemas de arredondamento, truncamento etc. este trabalho visa esclarecer e orientar os diversos modos para a correta utilização destes equipamentos e os diferentes resultados que eles obtem.
Sumário
Folha de rosto
Introdução
Sumário
ETAPA 2 – Sistemas de Numeração e Erros
Passo 1.
Conceitos de análise de arredondamento em ponto flutuante
Passo 2.
Ler o desafio proposto
Passo 3.
Resolução do desafio apresentado no passo 2, julgando as afirmações apresentadas como certa ou errada
BIBLIOGRAFIA
ETAPA 2 – Conceitos de análise de arredondamento em ponto flutuante
Passo 1.
Ler atentamente o capítulo do livro-texto (FRANCO, Neide M. B. Cálculo Numérico. 1ª ed. São Paulo: Pearson – Prentice Hall, 2007) que descreve os conceitos de análise de arredondamento em ponto flutuante. Pesquisar também em: livros didáticos do Ensino
Superior, na Internet e em outras fontes de livre escolha, informações ligadas ao estudo e utilização da teoria de erros.
Caso A
Uma professora de matemática da 1ª série do ensino médio pediu a três alunos da classe que calculassem a área de uma circunferência de raio igual a 120 metros. Os seguintes valores foram obtidos, respectivamente, pelos alunos João, Pedro e Maria: 45.216 m² ; 45.239,04 m² e 45.238,9342176 m².
Por que foram encontrados três valores diferentes para o caso (A), considerando que não houve erro algum por parte dos alunos na utilização da fórmula da área de uma circunferência e nem na substituição do valor do raio, na mesma?
Resposta:
João utilizou o truncamento,