AQUECIMENTO GLOBAL
O aquecimento global é um aumento da temperatura média da terra que vem acontecendo nos últimos 150 anos aproximadamente. Entretanto o aumento desta temperatura vem sendo algo de muitos debates entre cientistas, que se baseiam em causas naturais e antropogênicas, que são as provocadas pelo homem, para explicarem esse fenômeno.
Mas muitos cientistas afirmam que esse efeito do aquecimento global, é uma causa antropogênica, causado pelo aumento das emissões de gases poluentes, gerados pela queima principalmente de combustíveis fósseis e naturais. Os gases gerados por essas queimas e entre outros fatores que contribuem conhecidos como ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono, formam uma camada de difícil dispersão de poluentes, chamado de efeito estufa. O dióxido de carbono é um dos gases que mais contribui para o aquecimento global, cerca de 50% e suas principais fontes são a queima de combustíveis fósseis. Já o metano, contribui cerca de 18% do aquecimento global, tem como principais fontes plantações de arroz, os animais, vazamentos de gás natural na indústria petrolífera e os aterros sanitários. O óxido nitroso contribui 6% para o aquecimento global, e o uso exagerado de fertilizantes nitrogenados e a queima de biomassa, são suas principais fontes de emissão. E os cfc’s, mais conhecido como freon usado na refrigeração, contribuem cerca de 14% para o aquecimento global, só que segundo o protocolo de Montreal, extinguiu a produção dessas substâncias, através da substituição por outras menos nocivas a camada de ozônio.
Os desmatamentos, as queimadas, erupções de vulcões contribuem também para este aquecimento. Os raios do sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Por consequência, como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas consequências em nível global.