Sistemas de informações gerenciais
Tecnologias utilizadas:
Durante a década passada, a UPS aplicou mais de um bilhão de dólares por ano em tecnologias e sistemas para aprimorar o atendimento ao cliente e, ao mesmo tempo, manter os custos baixos e alinhar suas operações como um todo.
Usa um computador de mão chamado Delivery Information Acquisition Device
(DIAD), desenvolvido para capturar e descarregar informações sobre entregas na rede da UPS. O "DIAD" inclui até imagens digitais da assinatura de um destinatário, fornecendo confirmação mais rápida da entrega final aos transportadores. Este dispositivo de propriedade da UPS também permite a seus motoristas permanecerem em contato com seus centros operacionais, mantendo-se atualizados acerca de mudanças na programação de entregas, padrões de tráfego aéreo e outras mensagens importantes. Os motoristas da UPS registram a assinatura do cliente automaticamente, além de informações sobre retirada e entrega de encomendas. Em seguida, eles conectam o DIAD ao adaptador especial existente em seu caminhão – um dispositivo que transmite informações e está ligado à rede de telefones celulares. A informação de rastreamento da encomenda é então transmitida à rede de computadores da UPS para armazenagem e processamento pelos computadores centrais da empresa, a informação pode ser acessada mundialmente como recibo de entrega aos clientes ou para responder a suas perguntas.
Em 1992, a UPS passou a rastrear eletronicamente todos os embarques rodoviários.
Em 1994, o “UPS.com” foi introduzido e passou a oferecer uma perfeita interface do que inicialmente consistia em informações operacionais internas tornando-se acessível a todos os clientes. No ano seguinte, a UPS adicionou funcionalidades ao seu site que permitem a seus clientes o rastreamento de pacotes em trânsito por meio