Sistemas de informações gerenciais - ERP
1) Os ERPs são constituídos por softwares que integram todos os processos e dados de uma organização em um único sistema.
O sistema ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios; o ERP possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente.
Podemos destacar entre suas características a centralização das informações, a abrangência de todas as áreas da corporação e a geração facilitada de relatórios.
2) Corrêa está correto, pois a implantação de um ERP muitas vezes exige uma grande modificação de cultura nas empresas, onde surgem novos processos, no qual os colaboradores precisam ter a consciência que o seu processo deve ser feito com grande dedicação e atenção, pois com a automatização de procedimentos, por mais que o sistema tenha uma inteligência para tratar as informações, elas precisam ser inseridas corretamente nele para não gerar nenhum problema no decorrer do processo.
3) A implementação de um ERP é dividida em três etapas, a fase de pré-implantação, a fase de implantação e a fase de pós-implantação.
A fase de pré-implantação envolve o Estudo de viabilidade o normalmente apresenta cinco fases distintas :
Planejamento
Avaliação Estratégica
Identificação de Oportunidades
Avaliação Econômica/Financeira
Desenvolvimento de recomendações e comunicação
A fase de Seleção envolve:
Estratégia de Seleção e de Contratação de Fornecedores
Seleção do Sistema ERP
Seleção e contratação do Implantador
Seleção de equipamentos
A fase de implantação trata da configuração do ERP para dar suporte aos processos de negócios, onde se definem as necessidades adicionais em termos de tecnologia e cria-se a infraestrutura tecnológica). Envolve :
Planejamento
Desenho da Solução
Construção
Testes e Implantação
A fase de pós-implantação envolve: Estabilização e