Sistemas de Controle
Sistema de Controle de Temperatura usando CLP
Bauru
2013
Objetivo Elaborar um sistema de controle de temperatura utilizando CLP.
Introdução teórica
Os CLP's são microcomputadores de alta robustez desenvolvidos especialmente para controle de processos industriais. Possuem memória programável para armazenar internamente instruções e para implementar funções específicas controlando vários tipos de dispositivos.
Além de proporcionar flexibilidade e rapidez na modificação e ajuste de malhas de controle, sua capacidade de processamento lhe confere grande versatilidade. As vantagens vão desde melhorar a operacionabilidade através de IHM (Interface Homem Máquina) ou terminais com Supervisório1 a permitir acionamento remoto e a registrar eventos ocorridos no processo produtivo numa base de dados para futuras análises.
O CLP é uma máquina sequencial programável. Para executar um programa, a máquina é dotada de circuitos eletrônicos digitais, e organizada de forma a interpretar e executar instruções, que são os elementos fundamentais de um programa. Sua estrutura física é composta de CPU, barramento de dados, buffer de controle, memória de programa, memória de dados e I/O's.
Figura 1 – Diagrama Estrutural de um CLP.
A CPU é responsável pela interpretação e execução de instruções. Ela é composta de vários circuitos funcionais, entre os quais se destaca: a Unidade Lógica e Aritmética (ALU), o barramento de dados, o buffer de controle e as portas de entrada/saída (I/O).
Basicamente o CLP possui dois modos: o modo RUN e o STOP. No primeiro modo todas as instruções previamente programadas são executadas enquanto que no segundo o CLP fica em estado de espera e, independentemente de qualquer estímulo em qualquer das entradas, nenhuma ação é tomada.
Como sua forma de operação é sequencial ele apresenta um ciclo de funcionamento que se repete denominado ciclo de varredura ou scan cycle. Num