A I Grande Guerra Mundial
FATORES RESPONSÁVEIS:
1º - As rivalidades econômicas entre as principais potências industriais européias em razão: * da corrida industrial; * da corrida colonial.
2º - A corrida armamentista.
3º - A rivalidade entre a marinha inglesa e a alemã.
4º - A questão Balcânica: o controle sobre a região era disputado pelo Império Austro – Húngaro (aliado da Alemanha) e a Sérvia (aliada da Rússia).
5º - A questão do Oriente Médio: o controle sobre a região era disputado pelo Império Turco Otomano (aliado da Alemanha) e a Inglaterra.
6º - A questão do Marrocos: disputado por franceses (aliados dos ingleses) e alemães.
7º - Os sentimentos nacionalistas exaltados: * Pan – germanismo (Alemanha); * Pan – eslavismo (Rússia); * Revanchismo francês.
OS BLOCOS DE ALIANÇAS MILITARES:
TRÍPLICE ENTENTE
* Inglaterra
* França
* Império Russo
Obs. Iniciado o conflito contou com a adesão de Portugal, Bélgica, Grécia, Itália, Estados Unidos, Japão, Sérvia, Romênia e Brasil.
TRÍPLICE ALIANÇA
* Alemanha
* Império Austro-Húngaro
* Itália (até 1915)
Obs. Iniciado o conflito contou com o apoio do Império Turco Otomano e da Bulgária.
O ESTOPIM DO CONFLITO:
O assassinato do duque Franz Ferdinando, herdeiro do Império Austro – Húngaro, em Sarajevo, capital da Bósnia, no dia 28 junho de 1914. A autoria do atentado foi assumida pelo grupo anarco – terrorista “Mão Nega”. O governo austríaco acusou o governo da Sérvia (Iugoslávia) de financiar e proteger o grupo “Mão Negra”.
AS DECLARAÇÕES DE GUERRA
28 de julho – o Império Austro – Húngaro declara guerra à Sérvia em retaliação ao assassinato de Franz Ferdinando. 29 de julho – A Rússia declara guerra ao Império austríaco. 1º de agosto – A Alemanha declara guerra à Rússia. 3 de agosto – A Alemanha declara guerra a França e, para atingi –lá, invade a Bélgica (país neutro). 4 de agosto – A Inglaterra declara guerra à Alemanha.
FASES