sistemas de controle e identificação o produto
SKU é uma sigla em inglês que significa “Stock Keeping Unit”, em português, Unidade de Manutenção de Estoque, ou seja, é um código ou referência dada a cada item de acordo com a sua apresentação, marca, cor, tamanho etc.
Os SKUs foram criados para facilitar a comunicação do pessoal que diariamente estão em contato com milhares de produtos dentro de um armazém trabalhando com um volume de dados enorme, então para simplificar é muito mais fácil e rápido localizar pelo SKU "tal" do que ficar tentando descrever um determinado item estocado. Além disso, aplica-se todo o processo de gerenciamento de estoque.
Por exemplo, no caso de uma sorveteria o SKU pode ser: sku bzk2lmrg, no qual bzk significa a marca do produto “Brazuka”, 2l – tamanho do produto – 2litros, mrg – sabor do sorvete – Morango.
No caso do importo dos produtos é recomendável utilizar o código SKU, porque o sistema vai fazer a correspondência entre os produtos já existentes no catálogo e os produtos do seu arquivo de dados em função do código único de identificação atribuído a cada produto.
Crossdoking
O Cross Docking é definido como sendo um sistema de distribuição no qual a mercadoria recebida, em um armazém ou Centro de Distribuição, não é estocada, mas sim imediatamente preparada para o carregamento da entrega.
O Cross Docking é a transferência das mercadorias entregues, do ponto de recebimento, diretamente para o ponto de entrega, com tempo de estocagem limitado ou, se possível, nulo.
Este tipo de operação permite que a administração dos Centros de Distribuição concentre-se no fluxo de mercadorias, e não na armazenagem das mesmas. A aplicação deste sistema busca reduzir ou eliminar, se possível, duas das atividades mais caras realizadas em um armazém, a estocagem e o picking “separação das cargas”.
Transit point
O Transit point é localizado de forma a atender determinada área do mercado distante dos armazéns centrais e opera como uma instalação de