Pré-sal
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA – CICLO BÁSICO
LAISLA LOUREIRO LEÃO
PRÉ-SAL
MANAUS
2013
LAISLA LOUREIRO LEÃO
PRÉ-SAL
MANAUS
2013
Sumário
INTRODUÇÃO 3
1. PRÉ-SAL 4
2. FATORES A SEREM SUPERADOS 4
2.1. Transporte: 4
2.2. Espessuras/Profundidade: 4
2.3. Custo: 5
2.4. O sal: 5
2.5. Temperatura do petróleo: 5
2.6. Quantidade de gases: 5
2.7. Ambiental: 5
3. BENEFÍCIOS 6
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
INTRODUÇÃO
Venho através deste falar sobre o pré-sal, que cobre o grande e precioso ouro preto brasileiro, denominado petróleo, explicando como surgiu e sua distância em relação a profundidade a nível do mar. E ressalta também qual empresa brasileira foi a primeira a encontrar petróleo aqui no Brasil comentando também quais as características do mesmo de uma alta qualidade e com maior valor no mercado.
Apresento duas partes nesse trabalho, e na primeira falarei sobre algumas dificuldades enfrentadas pelas pessoas que se esforçam para realizar retrações do petróleo. O custo, por ser necessário o uso de muita tecnologia para auxiliar; O transporte, pelo fato de que as plataformas se encontram muito distantes das costas; O sal, a temperatura do óleo (petróleo), espessura, profundidade, a quantidade dos gases utilizados, e como consequência, os problemas ambientais.
E por fim, apresento alguns dos benefícios que o Brasil tem por consequência do alto valor que o petróleo possui no mundo todo. Um dos melhores benefícios prestados é a quantidade de empregabilidade que este recurso está gerando no nosso país, contando também com a grande possibilidade de que o Brasil estará em uma posição muito boa no ranking dos produtores de petróleo.
1. PRÉ-SAL
O termo pré-sal refere-se às reservas de