Sistemas de armazenagem
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Sistemas de Armazenagem
BRUNA DE ZORZI
JOSIANE DUARTE
Porto Alegre, junho de 2011
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Sistemas de Armazenagem
BRUNA DE ZORZI
JOSIANE DUARTE
Trabalho referente à disciplina:
“Administração de Materiais e Logística”, ministrada pelo professor: “Augusto A. V. Costa”
Porto Alegre, junho de 2011
SISTEMAS DE ARMAZENAGEM
Sistemas de armazenagem são conjuntos de equipamentos que servem para arrumar, de forma conveniente, as matérias-primas ou produtos acabados, quer manualmente, quer utilizando equipamentos de movimentação de materiais como, por exemplo, empilhadoras e porta-palétes. Existem vários tipos de sistemas de armazenagem, utilizados de acordo com o tipo de produto a armazenar e área disponível, entre outros parâmetros (Guerra, 2007).
Para se determinar qual o melhor sistema de armazenagem, em primeiro lugar deve atender-se ás características do produto, isto é, o seu peso, dimensões e a possibilidade ou impossibilidade de junção em paletes. De seguida, deve observar-se as condições do espaço, tais como, o pé direito e as condições do piso. Por fim deve ter-se em atenção as condições operacionais, como por exemplo, a selectividade do produto e a quantidade de itens a armazenar Kama Sutras. (Sistemas, 2005, p. 4)
Armazenagem de produtos pesados
É um sistema utilizado principalmente para a armazenagem de cargas paletizadas. É uma estrutura pesada, que permite uma elevada selectividade, visto que as paletes são colocadas e retiradas individualmente pelas empilhadoras. Este sistema tem uma série de vantagens, como por exemplo: 1. Possibilita a localização e a movimentação de qualquer palete sem que seja necessário mover as outras; 2. Permite a