Sistemas de armazenagem
São conjuntos de equipamentos que servem para arrumar, de forma conveniente, as matérias-primas ou produtos acabados, quer manualmente, quer utilizando equipamentos de movimentação de materiais como por exemplo empilhadoras e porta-paletts. Existem vários tipos de sistemas de armazenagem, que são utilizados de acordo com o tipo de produto a armazenar e área disponível, entre outros parâmetros.
Para se determinar qual o melhor sistema de armazenagem, em primeiro lugar deve atender-se ás características do produto, isto é, o seu peso, dimensões e a possibilidade ou impossibilidade de junção em paletts. Em seguida deve observar-se as condições do espaço, tais como o pé direito e as condições de piso. Por fim deve ter-se em atenção as condições operacionais, como por exemplo, a seletividade do produto e a quantidade de itens a armazenar.
Armazenagem de produto leve
É um sistema utilizado principalmente para a armazenagem de cargas paletizadas. È uma estrutura pesada, que permite uma elevada seletividade, visto que as paletes são colocadas e retiradas individualmente pelas empilhadoras.
Vantagens: 1- Possibilita a localização e a movimentação de qualquer palete sem que seja necessário mover as outras. 2- Permite a arrumação de uma grande variedade de produtos. 3- Faculta planos de apoio de diversas alturas. 4- Ajusta-se a cargas de rotação relativamente elevada. 5- Pode ser facilmente montado e desmontado. 6- É compatível com a maior parte dos equipamentos de movimentação e com a maioria dos tipos de pisos industriais. 7- Protege a mercadoria contra estragos. 8- Permite um melhor aproveitamento do pé-direito.
Desvantagens:
1- Para um pé-direito superior a 8 metros há necessidade de se utilizar equipamentos especiais. 2- Baixa densidade de stock devido a necessidade de corredores, para a circulação das empilhadoras. 3- Obriga a um layout bem definido.
Armazenagem de produtos leves