Logística - Sistemas de armazenagem
SISTEMAS DE ARMAZENAGEM
Um pouco da história
Podemos ficar surpresos ao saber que os primeiros armazéns foram construídos por volta de 1800 a.C., com José ao interpretar um sonho que o rei teve, onde haveria sete anos de abundância, seguidos por sete anos de fome em todo País. José começou a construir e a estocar um quinto da colheita de cada ano em armazéns e celeiros, em cada cidade do Egito. E o país sobreviveu, nos anos de fome, através de bons planejamentos e distribuição
(SISTEMAS DE ARMAZENAGEM E LOGÍSTICA).
Armazenagem – Muitas das oportunidades de obtenção de maiores lucros encontram-se atualmente na esfera da administração de materiais. A melhor forma de guardar materiais é aquela que maximiza o espaço disponível nas três dimensões do prédio: Comprimento, largura e altura.
Há algum tempo atrás, o conceito de ocupação física se concentrava mais na área do que na altura. Em geral, o espaço destinado à armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado. Com o passar do tempo, o mau aproveitamento do espaço tornou-se um comportamento anti-econômico.
Não era mais suficiente apenas guardar a mercadoria com o maior
cuidado possível. Racionalizar a altura ocupada foi a solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material.
A armazenagem dos materiais assumiu, então uma grande importância na obtenção de maiores lucros. Independente de como foi embalado o material, ou de como foi movimentado, a etapa posterior é a armazenagem.
Os termos “Armazenagem” e “Estocagem” são freqüentemente usados para identificar coisas semelhantes, mas alguns preferem distinguir os dois, referindo-se à guarda de produtos acabados como “Armazenagem” e guarda de matérias-primas como “Estocagem”. Os fatores básicos que determinam a necessidade de armazenagem são:
1.
Necessidade de compensação de diferentes capacidades das fases de produção; 2.
Equilíbrio