amores
LUCILEIA RAYANNE CAMPOS TAVARES CPD: 33726
FILOSOFIA E ÉTICA
ATIVIDADE AVALIATIVA I
1) Constantemente somos chamados a decidir pelos melhores caminhos a seguir e a ética nos faz refletir sobre isso nos mostrando a melhor maneira de viver e conviver. Como você analisaria a atitude do garoto citado no conto: “Rolex”, uma vez que, a decisão dos pais lhe trouxe frustração e sensação de perda.
Analisaria da seguinte forma, se o sujeito acha certo pegar um objeto que não o pertencia e guardasse para ele, amanha ele poderia achar outros objetos e não procurar o dono. A ética deve se iniciar ser aplicada dentro de casa, não é algo que poderíamos dizer que se aprende somente na escola. Sem contar com a quantidade ou valor do objeto encontrado, o aspecto ético e moral deve se prevalecer acima de tudo. Seria um vicio de conduta.
2) Em sua opinião, por que determinados valores são eleitos como válidos em detrimento do contrário? Devo mentir em meu proveito? Ou em proveito do outro? Na vida ou no trabalho vale tudo para conseguir alcançar suas metas? Justifique baseado nos conceitos aprendidos sobre a ética.
No meu conceito os valores devem ser relativos ao positivo ou negativo, quando são escolhidos por uma ou mais pessoas em um grupo, com a finalidade de definir as características da convivência na sociedade. Tem-se como principio valor a vida, a justiça, liberdade entre outros. A ética mostra que á veracidade, sinceridade e a franqueza sejam estimadas e reconhecidas imediatamente, por serem nobres qualidades. E quem as possui não se interessa em praticar injustiças e nem possui desejos maldosos.
Portanto não devo mentir ao meu próprio proveito nem a proveito do outro. Na vida você pode fazer qualquer coisa, se você tem um propósito, mas eu não acho que essa regra se aplica sempre, levando em conta à ética e a moral.
3) Vamos continuar nossa discussão e para tanto insistimos que discutir o