Adiministração - Recrutamento e Seleção
O Processo de Recrutamento e Seleção vem ocorrendo há muito tempo. Assim que se iniciou a organização dos povos é possível notar este sistema. O mesmo era reparado principalmente onde havia a preocupação em escolher as pessoas mais aptas a executar atividades específicas. Com a Revolução Industrial no século XVIII, foi notável a fragmentação de tarefas, alienando o trabalhador do processo de criação e lhe dando uma única execução de trabalho. Com isso, este processo passa a ser determinado pelas necessidades específicas, fundamentando-se na designação do trabalhador de acordo com as necessidades da empresa. Em 1983, definiu-se de recrutamento e seleção de candidatos de maneira simples, a “escolha do homem certo para o cargo certo”. O Recrutamento e Seleção passaram por diversos momentos, acompanhando os processos históricos, e hoje é considerado fundamental na cultura organizacional de uma empresa que busca funcionários portadores de um determinado comportamento adequado a visão e objetivos da mesma.
O Recrutamento e Seleção de Pessoal faz parte dos Sistemas de Recursos Humanos e tem como responsabilidade principal recrutar e selecionar pessoal para ocupar os diversos postos de trabalho ou cargos de uma organização. A pessoa certa, no local certo, gera um ambiente capaz, onde o funcionário pode contribuir com sua criatividade, talento e motivação, para o alcance dos objetivos organizacionais.
Através do ambiente Recrutamento e Seleção de Pessoal é possível gerenciar todas as etapas do processo de recrutamento e seleção, desde o planejamento de pessoal, análise de cargos, abertura de vagas, até o processo de admissão, passando pela avaliação de currículos, seleção interna, elaboração de testes para o processo seletivo, aplicação dos testes e admissão.
Entre os controles do ambiente Recrutamento e Seleção de Pessoal destacam-se:
Definição de Cargos
Controle de Vagas
Fatores de Avaliação: Geral e Grupo
Testes
Admissão