tarefa de História
Considerando a representação social na situação educacional, o fundamental é identificar os conhecimentos adquiridos pela experiência de vida, pela mídia, etc. que estejam solidamente enraizados, porque são uma construção pela qual o jovem ou a criança se apropriam do real, tornando-o inteligível. (BITTENCOURT, 2004, p. 236)1.
TAREFA 1 Formular e responder 3 (três) perguntas/questões que contemplem os principais aspectos destacados por Bittencourt (2004).
Pergunta/Questão 1: Conceitue ‘representações sociais’ baseando-se em Bittencourt (2004) e pesquise demais autores que também contemplam seus estudos sobre o assunto, expondo seus respectivos conceitos.
Para Bittencourt (2004) atribui ao conceito de representações sociais toda a situação que, com o auxílio da psicologia social, busque a compreensão e a importância de se estabelecer relações entre o conhecimento prévio e o novo conhecimento proposto como estudo. Sobre as representações sociais, Barros e Coutinho (2005, p. 40)2 mencionam:
que o objetivo das representações sociais não se resume à tentativa de conhecer o que existe nas mentes dos indivíduos, e sim prolongar-se para além das dimensões intrapsíquicas e concretizar-se em fenômenos sociais possíveis de serem identificados e mapeados.
Já para Ribeiro et.al (2007, p. 419)3,
as representações sociais procuram dar conta de um fenômeno em que o homem manifesta sua capacidade inventiva para apossar-se do mundo por meio de conceitos, afirmações e explicações, originados no dia a dia, nas influências sociais mútuas, a respeito de qualquer objeto, social ou natural, para torná-lo familiar e garantir comunicação no interior do grupo e interatuar com outras pessoas e grupos.
Ainda par ao mesmo “a representação social pode ser analisada como produto e