Sistemas de armazenagem
Sistemas de armazenagem são conjuntos de equipamentos que servem para arrumar, de forma conveniente, as matérias-primas ou produtos acabados, quer manualmente, quer utilizando equipamentos de movimentação de materiais como, por exemplo, empilhadoras e porta-palétes. Existem vários tipos de sistemas de armazenagem, utilizados de acordo com o tipo de produto a armazenar e área disponível.
Para se determinar qual o melhor sistema de armazenagem, em primeiro lugar deve atender-se às características do produto, isto é, o seu peso, dimensões e a possibilidade ou impossibilidade de junção em paletes. De seguida, deve observar-se as condições do espaço, tais como, o pé direito e as condições do piso. Por fim deve ter-se em atenção as condições operacionais, como por exemplo, a seletividade do produto e a quantidade de itens a armazenar.
Porta pallets
O sistema mais universal para o acesso direto e unitário a cada pallet. Por isto, é a solução ótima para armazéns nos quais é necessário armazenar produtos palletizados com grande variedade de referências. A distribuição e altura das estantes se determinam em função das características das empilhadeiras, dos elementos de armazenagem e das dimensões do local.
A empresa que optar por ter uma estrutura porta-paletes convencional em seu centro de distribuição contará com inúmeras vantagens em seu sistema de armazenagem. Provavelmente, a principal delas é a seletividade. “Você tem acesso fácil a qualquer posição de armazenagem a qualquer momento, sem precisar movimentar as outras cargas. Além disso, como o sistema trabalha com posições fixas, fica mais fácil a utilização de sistemas informatizados para controle de todo o estoque
Segundo o diretor da Fermad, Silvio Barbosa, outra vantagem surge quando comparamos seu custo a outros tipos de porta-paletes (drive-in, dinâmico, racks, etc.). “De fato não existe nenhuma estrutura de estocagem com menor custo, além da possibilidade de possuir um bom valor