sistema
Esse modelo de guia vem sofrendo alterações, desde que foi "lançado", para acompanhar as novas recomendações que vez ou outra surgem em relação à alimentação balanceada.
O modelo antigo tinha, em sua base, carboidratos em geral (cereais, pães, tubérculos e raízes), seguidos por frutas e hortaliças, leite e derivados junto com carne e ovos e leguminosas no terceiro andar da pirâmide e, no topo, óleos, gorduras, açúcares e doces. Este modelo está ultrapassado, e a pirâmide que deve ser usada como base nos dias de hoje é essa:
Clique na imagem para ampliar
Base da pirâmide
A base do novo conceito da pirâmide, traz a água e os exercícios físicos. Deve-se ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia. Os exercícios físicos devem ser praticados de forma regular e com acompanhamento.
Grupo do cereais integrais e óleos vegetais
Eessa parte da pirâmide é bem diferente do modelo antigo. Nela, entram apenas os cereais integrais (pães, arroz, massa e alimentos como linhaça, aveia, farelo de trigo, etc). Os cereais de farinha branca foram para o topo da pirâmide. Entra também nesta parte o azeite e os óleos vegetais. Os alimentos desse grupo devem estar presentes na maioria das refeições.
Grupo dos vegetais e frutos
Esse grupo se manteve igual ao do modelo antigo. Vegetais podem (e devem!) ser consumidos em abundância e as frutas de 2 a 3 vezes ao dia.
Grupo das leguminosas, legumes e oleaginosas