Sistema Único de Saúde
Sendo um direito fundamental, a saúde deve ser exigida da união, dos Estados e dos Municípios. Mas grande parte da população desconhece esse direito, que visa garantir acesso a um conjunto de ações e serviços necessários a proteção, promoção e recuperação do cidadão.
Iremos discutir um pouco da história da criação do SUS, falaremos sobre a Saúde pública no Brasil e citaremos exemplos importantes de doenças que podem ser tratadas através desse sistema.
FACULDADE SÃO FRANCISCO DA PARAÍBA
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
CARLOS HENRIQUE ABRANTE MARQUES
FERNANDA SOARES SILVA ABREU
FRANCISCA MONTANNA DE MORAIS PESSOA
KÉRCIA VIEIRA DE LIMA
MARINA MACIEL
RITA DE CÁSSIA FERNANDES S. BARBOSA
CAJAZEIRAS-PB
2013
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma rede que reúne todos os estabelecimentos públicos de saúde responsáveis por garantir o direito dos cidadãos. O serviço é gratuito e dá o direito a internação, exames, consultas e tratamentos, que são financiados com recursos arrecadados por meio de impostos e contribuições pagos pela população. Antes da criação do SUS, não existia um sistema de saúde público estabelecido no Brasil. A assistência era prestada pelo INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social) e era restrito aos empregados que contribuíssem com a previdência social. Em 1986, aconteceu a VIII Conferência Nacional de Saúde, que foi o grande marco