Sistema único de saúde
O que é o Sistema Único de Saúde? O Sistema Único de Saúde, o SUS, é formado pelo conjunto de todas as ações e serviços da saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das funções mantidas pelo poder público. Seus princípios apontam para a democratização nas ações e nos serviços de saúde que deixam de ser restritos e passam a ser universais, da mesma forma, deixam de ser centralizados e passam a nortear-se pela descentralização.
Na verdade, o SUS representa a materialização de uma nova concepção acerca da saúde no nosso país. Antes a saúde era entendida como o “estado de não doença”, o que fazia com todas as ações girassem em torno da cura de agravos à saúde. Essa ação significava apenas remediar os efeitos com menor ênfase nas causas e deu lugar a uma nova noção centrada na prevenção dos agravos e na promoção de saúde.
Com isso, a saúde passa a ser relacionada com a qualidade de vida da população, a qual é composta pelo conjunto de bens que englobam a alimentação, o trabalho, o nível de renda, a educação, o meio ambiente, o saneamento básico, a vigilância sanitária e farmacológica, a moradia, o lazer, etc.
Por que Sistema Único?
Porque ele segue a mesma doutrina e os mesmos princípios organizativos em todo o território nacional, sob a responsabilidade das três esferas autônomas de governo federal, estadual e municipal. Assim, o SUS não é um serviço ou uma instituição, mas um Sistema que significa um conjunto de unidades, de serviços e ações que interagem para um fim comum. Esses elementos integrantes do sistema, referem-se ao mesmo tempo, às atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde.
O SUS está sempre em processo de aperfeiçoamento. A promoção de saúde à população nunca deixará de sofrer transformações, pois, como as sociedades são dinâmicas, a cada dia surgem novas tecnologias que devem ser incorporadas para a melhoria