Sistema Óptico
O olho tem aproximadamente 24mm de diâmetro e são os órgãos fotossensíveis do corpo. - A luz passa pela córnea, cristalino e várias estruturas refringentes do globo ocular; o cristalino focaliza a luz sobre a porção sensível a luz da retina do olho, que contém os cones e bastonetes fotossensíveis. - A informação visual passa por uma série de camadas de células nervosas e células de sustentação, sendo transmitida pelo nervo óptico para o cérebro onde é processada.
Globo Ocular
Globo ocular é formado por três túnicas
(camadas)
- Túnica fibrosa ou camada externa = esclera e córnea Esclera (branco do olho) = Tecido conjuntivo denso, resistente, pouco vascularizado.
- Constituído por feixes entrelaçados de fibras de colágeno I, que se alternam com fibras elásticas, dando forma ao olho, mantida pela pressão intra ocular dada pelo humor aquoso (posição anterior ao cristalino) e pelo corpo vítreo (posição posterior ao cristalino).
Tecido conjuntivo da esclera é composto por:
- Fibroblastos = células alongadas, achatadas;
- Melanócitos = situados nas regiões mais profundas; - Tendões dos músculos extra-oculares = camada superficial de tecido conjuntivo denso da esclera, que é envolvida pela CÁPSULA DE TENON (bainha em forma de fáscia, que cobre o nervo óptico e o globo ocular até a região ciliar anterior.
- Cápsula de Tenon = separa o globo ocular da gordura periorbital, está ligada à esclera por uma camada de tecido conjuntivo frouxo denominada
Córnea
Transparente, muito inervada e faz saliência na parte anterior do olho. É subdividida em 5 camadas, 3 celulares e 2 membranas:
- Eptélio corneano;
- Membrana de Bowmann;
- Estroma;
- Membrana Descemet;
- Endotélio corneano.
Epitélio Corneano
- Epitélio pavimentoso estratificado, não queratinizado, com 5 a 7 camadas de células de espessura, cobre a superfície anterior da córnea.
- Células superficiais, possuem microvilosidades e zônulas de