Sistemas ópticos
Um sistema óptico é uma superfície ou um conjunto de superfícies que interagem com a luz. Em nosso cotidiano, podemos nos deparar com alguns exemplos de sistemas ópticos, são eles: um espelho, uma lente e o olho humano. Há dois principais tipos de sistemas ópticos: os refletores e os refratores.
DESENVOLVIMENTO
O grupo dos sistemas ópticos refletores consiste principalmente nos espelhos, que são superfícies de um corpo opaco, altamente polidas e com alto poder de reflexão.
No grupo dos sistemas ópticos refratores encontram-se os dioptros, que são peças constituídas de dois meios transparentes separados por uma superfície regular. Quando associados de forma conveniente os dioptros funcionam como utensílios ópticos de grande utilidade como lentes e prismas.
Um sistema óptico pode ser:
- Estigmático: quando cada ponto objeto conjuga apenas um ponto imagem. O único sistema óptico rigorosamente estigmático para todos os pontos é o espelho plano.
Um sistema óptico não estigmático:
- Aplanético: quando um objeto plano e frontal também conjuga uma imagem plana e frontal. Ou seja, não apresenta aberração esférica.
- Ortoscópico: quando uma imagem é conjugada semelhante a um objeto.
Curiosidade: O sistema óptico é rigorosamente estigmático, aplanético e ortoscópico para qualquer posição do objeto é o espelho plano.
Exemplos de Sistemas Ópticos
Olho humano
O olho humano é um sistema óptico complexo, formado por vários meios transparentes além de um sistema fisiológico com inúmeros componentes. Todo o conjunto que compõe a visão humana é chamado globo ocular. A luz incide na córnea e converge até a retina, formando as imagens.
Para esta formação de imagem acontecem vários fenômenos fisiológicos, no entanto, para o estudo da óptica podemos considerar o olho como uma lente convergente, com distância focal variável. Sendo representado:
Tal representação