Sistema UTM
LÍVIA VITÓRIA SILVA ROCHA
LUCAS VINÍCIUS SILVA NASCIMENTO
MARCELO DOS SANTOS DE OLIVEIRA
SISTEMA UTM (UNIVERSAL TRANSVERSO DE MERCATOR)
SANTA INÊS – MA
2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
SISTEMA UTM (UNIVERSAL TRANSVERSO DE MERCATOR)
SANTA INÊS – MA
2014
1. INTRODUÇÃO
A Topografia tem como propósito obter a representação gráfica, em uma escala adequada, dos resultados das atividades de levantamento de campo (execução de medições de ângulos, distâncias e desníveis), para a determinação dos contornos, dimensões e posições relativas em determinadas áreas de terrenos, de maneira a permitir representar uma porção da superfície terrestre sobre uma superfície plana, sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre.
E assim como outras ciências, a Topografia também exige certos métodos utilizados na obtenção e organização dos dados colhidos nos levantamentos, que posteriormente serão postos em execução através dos desenhos topográficos.
Alguns desses métodos como o Sistema Universal de Mercator (UTM), conceitos cartográficos e também desenhos planimétrico e topográfico, serão a seguir apresentados, de forma sucinta e direta, visando o rápido entendimento e repasse de informações.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 A Forma da Terra
Do ponto de vista geométrico, o formato da Terra aproxima-se de elipsoide, já que o planeta é achatado nos polos. Mas a superfície terrestre é totalmente irregular, portanto provou-se que a definição desse formato não era adequada. Adotou-se então o formato geoide, que mantem o forma elipsoidal, mas contem irregularidades.
Porém, para representar a superfície terrestre em um plano, é necessário que se adote uma superfície de referência, que corresponda a uma figura matematicamente definida: uma elipse