Sistema UTM
1947. O nomeUniversalé devido à utilização doelipsóide deHayford(1924), que era conhecido como elipsóide Universal, como modelo matemático derepresentaçãodo globo terrestre, e também por ter uso consagrado mundialmente.Transversaé o nome dado a posição ortogonal do eixo do cilindro em relação ao eixo de rotação do elipsóide.Mercator(1512-1594), holandês, considerado pai da cartografia, foi o idealizador da projeção queapresenta os paralelos como retas horizontais e os meridianos como retas verticais.
SISTEMA DE PROJEÇÃO MAIS UTILIZADO:
UTM – Universal Transversal de Mercator
Adotada por muitas agências de cartografia nacionais e internacionais, inclusive aOTAN, é comumente usado em cartografia topográfica e temática, para referenciamento deimagens de satélitee como sistema de coordenadas para bases cartográficas paraSistemas de Informação Geográfica.
No Brasil o sistema UTM vem sendo usado pelos órgãos do governo que tratam de mapeamento desde
1955 para o mapeamento sistemático do país.
Com a novaleique obriga ogeoreferenciamentode todos os imóveis rurais para o registro(Lei número 10.267), cada vez osistema UTM será mais utilizado
M
O sistema de projeção UTM traz grandes distorções próximo à região polar, assim utiliza-se para estas regiões aProjeção Universal Polar Estereográ- fica(UPS), que é umaProjeção Plana Conforme.
Polar
O sistema UTM é usado para as regiões compreendidas entre as latitudes 80o Sul até 84o Norte
Um outro fator que deve ser observado porquem utiliza coordenadas UTM é a diferença entre o norte definidopor coordenadas UTM (Norte de quadricula) e o norte geográfico.
O Norte de quadrícula é definido segundo uma linha vertical e paralela ao meridiano central. Estes nortes formam um ângulo que chamamos deconvergência meridiana plana, e