Sistema unico de saude
Realizar um trabalho sobre interdisciplinaridade no ensino tornou-se necessário, já que é um tema atual e, uma possibilidade de solução para uma nova metodologia educacional. Considerando interdisciplinaridade como uma atitude a ser assumida no sentido de alterar os hábitos já estabelecidos no desenvolvimento do conhecimento, buscamos elucidar esta questão abordando os seguintes aspectos: utilidade, valor, aplicabilidade, obstáculos e possibilidade da interdisciplinaridade no ensino. O trabalho ganha uma nova exigência, que é a de aprender continuamente num processo não mais solitário, já que, a velocidade de renovação de novos saberes e de formas de fazer em todas as atividades torna-se rapidamente ultrapassada. Esse desenvolvimento incessante da tecnologia faz surgir inúmeras especialidades científicas, fragmentando cada vez mais o conhecimento humano.
A ciência em migalhas de nossa época não passa de reflexo de uma consciência esmigalhada, incapaz de formar uma imagem de conjunto do mundo atual. Invertendo a marcha do pensamento, os sábios da nossa época devem renunciar a se confinarem em sua especialidade, para procurarem, em comum, a restauração das significações humanas do conhecimento. Esquecemo-nos demais que o saber representa uma das formas da presença do homem no mundo.( JAPIASSU, 1976, p.15). É nesse contexto de fragmentação que se faz necessário um novo especialista, aquele que tem uma concepção unitária de ser humano e do seu conhecimento. Ai surge à exigência do interdisciplinar, que impõe a cada especialista que transcenda a sua especialidade, conscientizando-se dela e aceitando as contribuições das outras disciplinas.
Segundo H. Japiassú (1976, p. 43), a interdisciplinaridade se apresenta sob a forma de tríplice protesto: contra um saber fragmentado, contra o distanciamento entre a universidade compartimentada e a sociedade percebida como um todo e contra o conformismo das situações adquiridas. Para ele toda a